sexta-feira, 1 de maio de 2015

Marcos Viegas em trecho do clipe "Gueto"
Marcos Aurelio Viegas de Carvalho, conhecido apenas como Viegas, é o nome de um cantor de rap independente que acaba de lançar seu primeiro clipe. "Gueto" é uma música que pertence ao seu novo disco, o "Alquimia Sonora" que é todo de base autoral.

Morador do bairro Cohab Juscelino, Viegas sempre quis fazer um trabalho onde ele pudesse transmitir uma mensagem diferente para as pessoas, principalmente para periferia.

O rapper começou a cantar em uma banda quando ainda estava na escola, mas depois cada integrante seguiu um caminho diferente, e foi então que ele decidiu iniciar a sua carreira solo. Além disso ele já fez participação em abertura de shows de outros artistas conhecidos, como O Rappa.

Como não tinha banda, o cantor começou a carreira usando bases músicas de instrumentos tocados por jamaicanos que permitem que outros músicos as usem, precisando somente que o músico lhes deem os créditos. Conseguindo fazer seu primeiro disco, ele saiu para vendê-los nas ruas e assim juntou dinheiro para realizar esse segundo disco, o "Alquimia Sonora". Além de rap, ele mistura nas suas músicas um pouco de dub, maracatu, ramificações do reggae, samba, entre muitos estilos.

Como músico independente, Viegas encara vários obstáculos para fazer sua música, ele conta que trabalhar sem uma gravadora é um desafio grande, pois isso acarreta em muitas funções ao mesmo tempo, como fazer as letras, a divulgação do trabalho e das apresentações, entrar em contato com lugares para fazer show, entre outras coisas. Ele acha que muitas vezes, a cena independente pode fazer com que a qualidade musical caia, e esse é um dos pontos negativos de trabalhar sozinho.

Mas ele também fala que o lado positivo é poder fazer o que ele quer, na hora que ele quer, com quem ele quer. A música "Gueto" foi feita num momento de sua vida em ele diz que estava se identificando muito com o lugar onde vive, e as coisas que ele queria mudar nesse lugar.

Viegas conta da beleza que ele vê nas pessoas e na diversidade de quem vive lá. E que, embora para muitos a periferia pareça um lugar negativo, ele consegue encontrar muita coisa positiva, e é isso que ele tenta mostrar no seu clipe, um outro lado do Gueto.

Marcos Viegas acredita que o trabalho independente tem uma forte influência para as crianças, como ele pode ver em uma aula que ele deu na semana do Hip Hop, que as crianças quando veem um cantor que saiu do mesmo lugar que elas, e está lá no mesmo lugar que elas estão, essas crianças podem ter esperança de que um dia também podem conquistar o que elas sonham.

O cantor independente se diferencia dos mais famosos, exatamente porque os famosos são vistos pelas crianças como algo intocável. Que ser aquilo que eles são, está muito distante e que não pode ser alcançado por eles. Mas da mesma forma que é importante o trabalho independente, também é importante um cantor que pode estar nas grandes mídias, usar a influência e toda sua fama para divulgar os problemas sociais e o que acontece na periferia, que muitos programas não mostram.

0 comentários:

Postar um comentário

Fofocas

Nome

E-mail *

Mensagem *

Ibope

Tecnologia do Blogger.

Clube dos quê?

Os jornalistas recém-formados costumam ser chamados de "focas" pelos colegas da área. Este blog de reportagens autorais é justamente um dos caminhos para nós, estudantes de jornalismo do 7º semestre da Universidade Nove de Julho, chegarmos lá. Sob orientação do professor Eduardo Natário, disciplina de Produtos Jornalísticos I.

Postagens Populares

Editorias